Curiosamente, o elogio que eu mais recebi esse mês foi que eu sou uma boa vendedora.
(Parênteses pra eu rir de nervoso 🤭).
Eu não me vejo assim. Diria até que eu não vendo — nem ideias, nem produtos, nem a mim mesma. Mas depois de ouvir isso repetidas vezes num espaço de três semanas, eu fiquei: “Ué! Será que eu vendo bem e nem sei?”
Fui refletir um pouco sobre aquilo que talvez seja a minha técnica (com base nas coisas que me falaram) e identifiquei alguns pontos:
✦
Eu acredito completamente que o que eu ofereço é bom. Sério, é muito bom! O Mapa da Clareza e o Caminho Estratégico são dois acompanhamentos sensíveis e potentes que contribuem pra que mulheres de diferentes perfis organizem sua mente e seu negócio, respeitando e honrando quem são. Fala sério, não é legal?
Eu sei as estratégias de copy e conheço muitos dos truques. Mas eu escolho não usá-los — eles não fazem sentido pra mim. Não faz parte da minha personalidade convencer ninguém de nada. Eu me esforço, inclusive, pra ser o mais neutra possível, contribuindo pra que você analise todos os lados de uma decisão (tanto no campo pessoal quanto no profissional). E tenho um motivo simples pra isso: talvez eu não seja a pessoa ideal pra te acompanhar. Acontece. E quanto antes entendemos isso, melhor.
O que eu foco em fazer é mostrar às pessoas certas que o meu negócio existe e em mostrar a elas quem eu sou. Assim você pode decidir por conta própria se faz sentido ou não me convidar pra acompanhar e orientar a sua jornada. Com liberdade e consciência, considerando a sua realidade e a minha.
✦
Se fosse pra colocar esse processo em passos, eu diria que é mais ou menos assim:
Eu desenvolvi um produto realmente muito bom, no qual eu confio e acredito na importância do resultado que ele entrega (e eu o mantenho constantemente atualizado);
Eu falo sobre mim, sobre aquilo que acredito, sobre como eu vejo o mundo, e entendo que isso é relevante pra que você me conheça e escolha ficar por perto ou não;
Eu conto que meu trabalho existe, o que ele proporciona, como ele é pensado e feito, de uma maneira que você possa refletir se é de fato interessante pra você;
E aí eu te digo que eu to aqui: se você quiser compartilhar sua jornada empreendedora com alguém, se você quiser um olhar sensível e estratégico pro seu negócio, se você quiser um espaço seguro e acolhedor de trocas sinceras, quem sabe a gente pode fazer isso juntas.
✦
Talvez seja simples demais, talvez esteja errado — sinceramente, eu não sei. Mas é como eu faço — e, ao que tudo indica, faz sentido pra mais gente também! Então quem sabe não pode te ajudar por aí ✨
✦
OLHAR CURIOSO
Férias combina com filme de animação, né? Tudo bem, somos adultas, boa parte de nós já tem até filhos, mas um filminho da Disney sempre cai bem (vou deixar a vinheta de abertura pra gente entrar no clima).
✦
✦
Por indicação do meu professor de Mentoring, na pós-graduação que eu faço (Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, na PUCRS), eu assisti ao filme Carros 3 na semana passada.
Na verdade, aproveitei pra assistir aos três na sequência (que coisa boa ✨).
Imagino que você conheça a história: o carrinho vermelho, Relâmpago McQueen, é super rápido, meio esnobe, age como se não precisasse da ajuda de ninguém… Até que ele descobre que não dá pra viver sozinho. Não dá pra ganhar sozinho. Não dá pra permanecer em alta performance sozinho.
Somos seres sociáveis — mesmo que sejamos carros.
Aí, lá no terceiro filme, que foi de fato o indicado pelo professor, a gente assiste a uma bela transformação… É o nascimento de um mentor.
A gente vê a transição de alguém que conhece a teoria aplicada, que conhece os truques, que já sentiu tudo isso na pele, se tornando alguém que agora compartilha sua vivência com outras pessoas (ou carros).
Alguém que aprende a motivar o outro com base em quem o outro é.
Alguém que faz junto, que dá a mão, mas que sabe que quem precisa mesmo agir é o outro — ninguém pode fazer por você.
Embora eu não me veja como uma mentora (porque mentor é aquele que já percorreu o caminho e hoje conduz outras pessoas por ele), ainda assim o filme me trouxe percepções valiosas e bonitas.
Por isso estendo a indicação do professor Sidnei Oliveira a você. Mesmo que você já tenha assistido ao filme, experimente assistir de novo, agora por essa perspectiva.
Depois me conte se fez sentido por aí também :)
✦
MAPA DA CLAREZA
A cada edição, trago pra cá uma pergunta do Mapa da Clareza. A de hoje é:
✦
Quais são as tendências, os desafios e as oportunidades do seu mercado pra 2025?
✦
Falando em 2025, a agenda pra esse ano ta aberta!
Se você quer saber como o Mapa da Clareza pode tornar sua jornada empreendedora solo mais leve e autoral, entre em contato comigo pelo site: marianagatzk.com. Vou amar saber mais sobre o seu momento e criar uma estratégia pensada especialmente pro seu negócio!
✦
NOS VEMOS EM BREVE!
Obrigada por ter acompanhado até aqui. Espero que nossa conversa de hoje tenha sido agradável e valiosa pra você. Vou ficar muito feliz de conhecer o seu olhar sobre tudo isso. Me conta?
Te desejo uma boa semana!
Com carinho,
Mari.
✦